O tormento provocado pelo rompimento de uma adutora da Embasa durante as obras do metrô de Salvador, chegou ao 5° dia nesta segunda-feira, 06.
Vários bairros da capital baiana estão sem água desde quarta-feira (1º), no dia em que ocorreu o incidente, na BR-324.
O conserto estava previsto para ser concluído neste domingo, 05, mo entanto não aconteceu por conta do risco de desmoronamento de terra no local da intervenção, que fica a 11 metros de profundidade.
Um desvio está sendo construído para que o abastecimento seja retomado. Não há previsão de quando a obra será finalizada e o fornecimento de água normalizado.
De acordo com a CCR, empresa responsável pelo metrô, 270 técnicos estão trabalhando no conserto. Uma nova tubulação está sendo implantada no local para a passagem da água.
Enquanto o fornecimento não volta ao normal, moradores dos 34 bairros atingidos pegam água em bicas ou compram galões de água mineral por valores abusivos.
Saúde
A falta de água também atinge hospital e postos de saúde da capital baiana. Alguns só estão funcionando porque são abastecidos com carros-pipa. Acompanhantes de parentes internados no Hospital Octávio Mangabeira foram informados que não podiam ficar na unidade de saúde por conta do desabastecimento.
Em Pau Miúdo, um posto de saúde teve o atendimento suspenso por conta da falta de água. De acordo com funcionários da Embasa, até hidrantes, recursos usados em caso de emergência, como em um incêndio, estão sendo utilizados para abastecer carros-pipa.
Já a Secretaria Estadual da Saúde disse que não houve desabastecimento nos hospitais e unidades de saúde administradas pelo estado. Segundo a secretaria, a Embasa prioriza o fornecimento aos hospitais públicos e apenas o Hospital Octávio Mangabeira precisou ser abastecido com sete carros-pipa por cautela.
Sobre o posto de saúde do bairro do Pau Miúdo, que está com atendimento suspenso, a Secretaria Municipal da Saúde disse que desde sexta-feira (3) o atendimento está comprometido por causa da falta de água. As unidades de Itapuã e da Avenida San Martin estão na mesma situação.
Serviço
A Embasa afirma que está sendo implantada uma rede de distribuição alternativa, de 500 metros de extensão e 1,5 metro de diâmetro, para garantir a retomada do abastecimento das áreas afetadas.
De acordo com a empresa, além de ter reforçado a produção de água da estação de tratamento da Bolandeira, neste domingo foi ampliada uma frota de carros-pipa de forma emergencial, com prioridade para hospitais e postos de saúde. Cinco frentes, com cerca de 270 técnicos e operários da empresa e da CCR Metrô, estão atualmente, trabalhando para implantar a nova adutora, informou a Embasa.
Confira as localidades que foram afetadas em Salvador
A Embasa divulgou uma lista de locais da capital baiana que dependem do abastecimento da adutora afetada, e que podem ser afetadas pela falta de água. Veja relação:
Alto das Pombas, Av. Centenário, Av. Garibaldi, Av. Vasco da Gama, Barra, Calabar, Av. Centenário, Chame-Chame, Av. Garibaldi, Ondina, Parque São Braz, São Lazaro, Barra Avenida, Campo Grande, Canela, Engenho Velho da Federação, Federação, Gamboa, Garcia, Graça, Jardim Apipema, Rio Vermelho, Vitória, Amaralina, Candeal, Chapada, Cidade Jardim, Cidadela, Horto Florestal, Iguatemi, Itaigara, Nordeste de Amaralina, Parque Bela Vista, Pituba, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas.
Calcada, Comércio, Baixa de Quintas, Baixa dos Sapateiros, Av. Djalma Dutra, Dois Leões, Estrada da Rainha, Santo Agostinho, Sete Portas, Barbalho, Caixa D´água, Iapi, Lapinha, Liberdade, Macaubas, Nazaré, Pau Miúdo, Pero Vaz, Santo Antônio, Saúde, Sieiro, Barroquinha.
Centro, Centro Histórico, Jardim Baiano, Tororó, Acupe de Brotas, Alto do Saldanha, Av. Barros Reis, Boa Vista de Brotas, Av. Bonocô, Brotas, Campinas de Brotas, Cidade Nova, Cosme de Farias, Daniel Lisboa, Engenho Velho de Brotas, Loteamento Santa Tereza, Luis Anselmo, Matatu, Av. Ogunjá, Santo Agostinho, Vila Laura.
Bonfim, Monte Serrat, Mares, Boa Viagem, Jardim Cruzeiro, Lobato, Caminho de Areia, Baixa do Fiscal, Ribeira, Massaranduba, Roma, Uruguai, Joanes Leste, Vila Rui Barbosa, São Caetano, Boa Vista do São Caetano, Capelinha, Alto do Peru e Fazenda Grande do Retiro, Curuzu, Santa Mônica, Guarany, Largo do Tanque, San Martins, Bom Juá, Retiro, Pernambués, Arraial do Retiro, Engomadeira, Saramandaia, Cabula, Resgate, Tancredo Neves, Doron, Saboeiro, Narandiba, Arenoso, Santo Inácio, Calabetão, Mata Escura, Sussuarana, Barreiras e São Gonçalo.