A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) comunicou ao Bahia no Ar, nesta quinta-feira (11), que está em processo de negociação com as empresas Avanço e Costa Verde, ambas responsáveis pela operação de linhas na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que recentemente divulgaram a suspensão de suas atividades.

As operações da Avanço estão previstas para serem encerradas no próximo domingo, dia 14 de abril, e dia 1º de maio as da Costa Verde. No entanto, a agência está buscando alternativas e negociando com as empresas para evitar a interrupção dos serviços.

Os rodoviários planejam realizar uma passeata na sexta-feira (12), manifestando sua discordância em relação à decisão do Governo do Estado de cortar as linhas costeiras sem realizar uma licitação prévia. O protesto está agendado para as 9h, com ponto de partida no Max, em Lauro de Freitas.

 

LEMBRE: 

CRISE: Avanço entrega linhas de ônibus metropolitanos e encerra operações na RMS

A Avanço Transportes, empresa que opera linhas que partem de Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias entre outras cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), declarou na última sexta-feira (5) que está encerrando o trabalho nesta região, entregando as suas rotas à Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), responsável pelo sistema.

De acordo com o Sindicato dos Rodoviários da RMS (Sindimetro), o proprietário da Avanço, Fabrício Figueiredo, alega que não tem mais condições de continuar estando atuando neste serviço por diversos motivos. Entre estes, ele aponta que as linhas da Avanço enfrentam déficit financeiro, tornando a operação insustentável. Além disso, a tarifa praticada pela empresa está defasada, o que impacta negativamente sua viabilidade econômica. Por fim, a concorrência acirrada com o transporte clandestino também contribuiu para a decisão.

*Beatriz Assis e Antônio Anselmo*

 

5 1 voto
Article Rating