A Avanço Transportes, empresa que opera linhas que partem de Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias entre outras cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), declarou na última sexta-feira (5) que está encerrando o trabalho nesta região, entregando as suas rotas à Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), responsável pelo sistema.

De acordo com o Sindicato dos Rodoviários da RMS (Sindimetro), o proprietário da Avanço, Fabrício Figueiredo, alega que não tem mais condições de continuar estando atuando neste serviço por diversos motivos. Entre estes, ele aponta que as linhas da Avanço enfrentam déficit financeiro, tornando a operação insustentável. Além disso, a tarifa praticada pela empresa está defasada, o que impacta negativamente sua viabilidade econômica. Por fim, a concorrência acirrada com o transporte clandestino também contribuiu para a decisão.

A associação da categoria aponta que, com essa mudança, mais de 100 funcionários serão demitidos, agravando a crise no sistema de transporte metropolitano. “A empresa solicitou agendamento de reunião para informar as linhas (entregues) e a quantidade de rodoviários que serão demitidos”, explica o sindicato em uma postagem no Instagram.

Não se sabe quem ficará responsável pelas diversas linhas, que eram da Avanço, a partir de então. O problema pode ser maior se não houver substitutos, pois isso acarretaria em um déficit total para a população que utiliza diariamente o transporte para se locomover entre as cidades, sejam para o trabalho ou estudos.

Vale ressaltar que ainda nesta semana a Costa Verde, outra empresa de transportes entre cidades da RMS, também anunciou o encerramento das atividades. O Sindimetro afirma ter preocupação sobre a  ausência de uma licitação para o sistema, pois sem isso haverá incertezas e dificuldade na gestão adequada das linhas e investimentos por parte das empresas.

O Governo do Estado, que gerencia o serviço, até agora não se pronunciou sobre o encerramento das operações da Costa Verde e Avanço.

3.8 11 votos
Article Rating