Uma nova variação da Ômicron (variante da Covid-19) foi identificada no estado de Mato Grosso. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do estado, que destacou o primeiro registro da subvariante no Brasil. 

A nota da pasta afirma que, “a pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2024 e apontou que quatro pacientes do sexo feminino tiveram o exame positivo para nova cepa e foram hospitalizadas”.

As quatro mulheres chegaram a ser internadas em unidades de saúde no Mato Grosso. Uma delas não resistiu e morreu. Ela sofria com doença pulmonar obstrutiva crônica.

As outras três passam bem, mas seguem cumprindo a recomendação do isolamento domiciliar.

“Não é necessário criar pânico, mas é preciso sempre estarmos em alerta aos sintomas gripais. Orientamos o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado, além de lavar as mãos com sabão e/ou higienizar com álcool 70%. É importante também procurar a unidade de saúde mais próxima para que o médico defina a melhor condução do quadro. É imprescindível também a vacinação contra o coronavírus. Somente a imunização é eficaz na prevenção contra a doença”, ressalta a superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes.

 

0 0 votos
Article Rating