A nadadora baiana Ana Marcela Cunha quase conseguiu a sua classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 nesta sexta-feira (14), mas acabou ficando em 5º lugar na prova dos 10km.
A disputa do Mundial de Esportes Aquáticos acontece na cidade de Fukuoka, no Japão. O primeiro lugar ficou com a alemã Leonie Beck; o segundo para Chelsea Gubecka, da Austrália; e a americana Katie Grimes em terceiro.
Após ter feito uma cirurgia no ombro esquerdo, Ana Marcela diz estar tranquila com o resultado, que é a demonstração de que ela ainda está apta a competir. “Eu dei um tempo para a minha cabeça, dei um tempo para a minha mente e estar aqui hoje é uma grande vitória, independente do resultado”, conta.
Mesmo não se classificando, a atleta foi eleita a nadadora de água abertas do ano. É a oitava premiação do tipo que ela recebe, sendo a quinta consecutiva.
Vale ressaltar que Ana Marcela Cunha é a maior medalhista da história dos mundiais, entre homens e mulheres, com 15 pódios. No Mundial desse ano, ela disputará ainda das provas de 5 km, na próxima segunda (17), e o revezamento misto 4×1.500 m, na próxima quarta (19).