O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, veio a público para pedir paz nas eleições gerais deste ano. Em postagem feita no Twitter, nesta sexta-feira (30), ele convocou os eleitores para o pleito.
“Eleitoras e eleitores, compareçam no domingo (2). Vamos todos votar com Paz, Segurança e Harmonia; Respeito e Liberdade; Consciência e Responsabilidade. Juntos, todas as brasileiras e brasileiros na grande festa da Democracia: as eleições gerais de 2022”, escreveu.
Eleitoras e eleitores, compareçam no Domingo, 2/10. Vamos todos votar com Paz, Segurança e Harmonia; Respeito e Liberdade; Consciência e Responsabilidade. Juntos, todas as brasileiras e brasileiros na grande festa da Democracia: as eleições gerais de 2022.
— Alexandre de Moraes (@alexandre) September 30, 2022
A fala de Alexandre de Moraes vem após diversos episódios de violência causados por motivação política serem registrados no Brasil, a exemplo do tesoureiro do PT assassinado por um bolsonarista, no Paraná, e do eleitor de Lula morto com 70 golpes de faca e machado, no Mato Grosso.
Como medida para evitar episódios de violência política durante as eleições, o TSE inclusive determinou a proibição do transporte de armas e munições, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs), entre hoje e segunda-feira (3).