O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem demonstrando revolta com o último reajuste nos preços dos combustíveis promovido pela Petrobras, e agora também defende a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o presidente, os diretores e o conselho administrativo e fiscal da estatal.

A declaração foi feita nesta sexta-feira (17), horas após o anúncio de que o litro da gasolina vendido às distribuidoras vai subir para R$ 4,06, e o do diesel passa a ser R$ 5,61. A mudança entra em vigor no sábado (18).

Embora Bolsonaro teça diversas críticas à empresa, vale lembrar que é seu governo quem a controla. Foi o próprio presidente da República quem indicou seis dos 11 conselheiros da Petrobras, além de ter indicado o presidente da estatal, José Mauro Ferreira Coelho, para o cargo que ocupa hoje.

Hoje, Jair Bolsonaro o acusa de traição. “O presidente [da empresa], seus diretores e seu conselho traíram o povo. O lucro da Petrobras é algo estúpido. Ela lucra seis vezes mais que a média das petroleiras de todo o mundo. Petroleiras fora do Brasil reduziram margem de lucro para atender aos anseios da sua população num momento de crise”, o chefe do Executivo declarou à rádio Meio Dia Rio Grande do Norte.

“Conversei há poucos minutos com o Arthur Lira, ele está neste momento reunido com líderes partidários. A ideia nossa é propor uma CPI para investigar o presidente da Petrobras, os seus diretores e também o conselho administrativo e fiscal. Nós queremos saber se tem algo errado nessa conduta deles, porque é inconcebível se conceder um reajuste com o valor dos combustíveis lá em cima e com os lucros exorbitantes que a Petrobras está tendo”, completou.

0 0 votos
Article Rating