O Centro de Referência de Especialidades em Saúde (Cres) de Camaçari, está disponibilizando o autoteste para o HIV. Para quem quiser adquirir é muito simples de fazer. Ele funciona da mesma forma que os testes rápidos utilizados em serviços de saúde ou em ações de promoção da saúde, com a diferença que é feito pela própria pessoa, em casa ou em qualquer lugar, no momento que preferir, sozinho ou com alguém em quem confia. O exame pode utilizar fluido oral ou sangue, a depender do tipo de teste escolhido. Basta seguir o passo a passo. Ele é intuitivo e muito fácil de interpretar.

Para fazer a aquisição do autoteste, os interessados podem ir até a sede do Cres que fica localizado na Rua Oito de Dezembro, Centro, próximo ao Banco Santander, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

A coordenadora do Cres, Carla Bressy, explica que, “ao verificar que o resultado é ‘reagente’, ou seja, positivo, isso indica que a pessoa pode estar infectada pelo HIV, mas não é um resultado definitivo. Nesse caso, ela deve procurar o serviço de saúde para realizar outros testes que irão confirmar ou não o resultado reagente”.

Nessas situações, só o profissional de saúde poderá dar o diagnóstico definitivo. Caso se confirme a infecção pelo HIV, o técnico fará o encaminhamento aos serviços de referência para que o paciente inicie o tratamento o quanto antes e assim evite a evolução da doença e garanta a qualidade de vida, mesmo vivendo com o vírus.

Um teste não reagente (negativo) significa que o corpo não possui anticorpos contra o HIV no momento da testagem. Na ausência de comportamento de risco ou exposição acidental no período de janela imunológica não há necessidade de realização de um novo teste. Caso persista a suspeita de infecção pelo HIV, um novo teste deverá ser realizado em 30 dias.

Carla Bressy faz um alerta importante sobre a janela imunológica necessária para a pessoa fazer o teste. “A janela imunológica é o período entre a infecção e a produção de anticorpos contra o HIV pelo seu organismo. O autoteste não detecta o vírus, mas sim os anticorpos, ou seja, a reação do corpo ao HIV. Geralmente, esse prazo é de 30 dias após a exposição. Os kits do autoteste para HIV são autoexplicativos e possuem as orientações na bula do teste, bem como disponibiliza telefone 0800 para dúvidas durante 24 horas. Esta é mais uma tecnologia disponível ofertada pelo Ministério da Saúde, visando ampliar o diagnóstico do HIV em tempos de pandemia da Covid-19”.

Para mais informações basta ligar para o Cres através do número 3622-0949.

0 0 votos
Article Rating