Chegou o momento dos trabalhadores informais nascidos em novembro começarem a receber a nova rodada do auxílio emergencial. Nesta quarta-feira (28), os valores que variam de R$ 150 a R$ 375 estarão disponíveis e poderão ser movimentados através do aplicativo Caixa Tem.
Serão contemplados também os beneficiários do programa Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 8. O pagamento é feito ainda aos inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em novembro. O depósito ocorre nas contas poupança digitais e, entre duas e quatro semanas depois, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para conta corrente.
Inicialmente marcado para finalizar no dia 4 de junho, o calendário de retiradas foi antecipado e ocorrerá de 30 de abril a 17 de maio. No total, 45,6 milhões de brasileiros contarão com o auxílio emergencial, um número reduzido, já que os critérios de elegibilidade acabaram excluindo milhões dos que recebiam o valor anteriormente.
Além de precisar já estar inscrito na rodada anterior de pagamento do auxílio emergencial, o cidadão que segue contando com o valor depositado pelo governo federal precisa ser trabalhador informal ou beneficiário do Bolsa Família, ter renda familiar mensal de até três salários mínimos e ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo.