Um dos maiores eventos do agronegócio baiano, a Bahia Farm Show, que acontece anualmente no município de Luis Eduardo Magalhães, extremo oeste do estado, movimentou na sua 12ª edição aproximadamente R$1,014 bilhão de reais. Em relação ao ano passado, houve redução de 1,8% no total de negócios realizados.
A feira começou na terça-feira, 24, e terminou no último sábado, 28, e registrou público de 60 mil pessoas. Segundo o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Cézar Busato, o resultado é positivo diante da crise econômica e o longo período de estiagem que afetou a safra.
“Houve uma pequena redução do volume de negócios em relação ao ano passado, quando movimentamos R$1,033 bilhão, mas o resultado foi muito bom. Acreditávamos que o aumento do volume de negócios ia acontecer somente na irrigação, mas aconteceu, também, no setor de automóveis, de fertilizantes e, principalmente, nos setores de sementes e na pecuária”.
“Acreditávamos que o aumento do volume de negócios ia acontecer somente na irrigação, mas aconteceu também no setor de automóveis, de fertilizantes e de sementes e na pecuária”, disse explicou.
Na feira, foram gerados 900 empregos diretos e 1900 indiretos e realizados 25 palestras, debates e workshops. Em 2017, a Bahia Farm Show já tem data marcada. Será realizada entre os dias 23 e 27 de maio.