O primeiro lote de vacinas contra Monkeypox, conhecida como “Varíola dos Macacos” foi entregue à Bahia nesta terça-feira (14). De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), as 452 doses seguem armazenadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI).
A pasta destaca também quer, inicialmente, a imunização vai acontecer através das estratégias de pré-exposição e pós-exposição. A pré-exposição será destinada às pessoas vivendo com HIV/Aids, sendo homens cisgenero, travestis e mulheres transexuais, com idade superior ou igual a 18 anos e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses; e profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus.
Para a pós-exposição, serão vacinadas pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para Mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco.
A estratégia de vacinação pré-exposição será articulada com os serviços de atendimento especializado hiv/aids (SAE) e com as regionais e municípios, que estão realizando o levantamento do público que será atendido neste momento. Após a consolidação dessas informações, as doses serão enviadas para os locais de aplicação. A expectativa é que a vacinação seja iniciada na próxima semana.
Atualmente, a Bahia possui 155 casos confirmados. Destes, 67% estão concentrados em Salvador (104) e os 33% restantes estão distribuídos em outras cidades do interior do estado (51).