O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vem trabalhando para reverter a política rígida de imigração que foi executada por Donald Trump, seu antecessor no cargo. Na terça-feira (2), Biden assinou três ordens executivas neste sentido e uma delas tem como objetivo reunir crianças que foram separadas de suas famílias após cruzarem a fronteira dos EUA com o México.
Em 2018, o mundo tomou conhecimento da violência sofrida pelos menores imigrantes ao chegarem no país norte-americano. Ontem, Joe Biden assinou uma ordem para a criação de uma força-tarefa capaz de encontrar a família das mais de 600 crianças que seguem separadas dos parentes.
O grupo responsável pela missão terá o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, como líder, sendo ele um imigrante latino, o primeiro à frente do departamento que trata de política migratória.
A separação das famílias durante o governo de Donald Trump foi proibida pela Justiça, mas ao menos 5,5 mil famílias de imigrantes já tinham passado por isso. A política migratória previa que todos que cruzassem a fronteira ilegalmente teriam que responder um processo criminal.