68 pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido) já foram protocolados na Câmara dos Deputados, desde o início de seu governo até a primeira semana de fevereiro. Os números resultam na média de um processo a cada 11 dias, por motivos diversos.

As denúncias feitas no primeiro ano de governo de Bolsonaro dizem respeito a episódios polêmicos, como quando o presidente compartilhou em uma rede social um vídeo com cenas tidas como pornográficas, em que pessoas realizam prática conhecida como “golden shower”.

Em 2020 o número de denúncias cresceu, somando mais 54 às cinco já existentes. O fato ocorreu especialmente por conta das atitudes do governo federal diante da pandemia da Covid-19.

Os pedidos de impeachment, protocolados por cidadãos de várias regiões do país, devem ser analisados pelo presidente da Câmara, a fim de ficar decidido se há elementos jurídicos para que a tramitação do pedido tenha seguimento. Os próximos passos seriam obter o aval de ao menos dois terços dos deputados, depois de votação em comissão especial.

Atualmente, quem lidera a Câmara dos Deputados é Arthur Lira (PP), que venceu as eleições para presidente da Casa com o apoio do atual presidente do Brasil.

0 0 votos
Article Rating