O Brasil tem registrado ao menos três denúncias de intolerância religiosa por dia. Apenas em 2022, foram 545 queixas do tipo, segundo levantamento realizado pela GloboNews.
O número diz respeito às denúncias recebidas entre os meses de janeiro e junho, por meio do Disque 100, disponibilizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para registro de violações de direitos.
São Paulo tem o maior número de denúncias, são 111. Em seguida aparece o Rio de Janeiro, com 97. Também aparecem na lista com maior número de denúncias por intolerância religiosa os estado de Minas Gerais (51), Bahia (39), Rio Grande do Sul (26), Pernambuco (13) e Ceará (11).
Os episódios de preconceito são mais comumente direcionados às pessoas que seguem religiões de matriz africana, em razão do racismo religioso.
No mesmo período do ano passado houve 466 denúncias de intolerância, sendo constatado um crescimento de 17%.
Vale lembrar que o Disque 100 visa também disseminar informações sobre direitos de grupos vulneráveis, como crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, LGBTs, pessoas em situação de rua e etc.