Junto com uma comitiva de apoiadores, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), chegou à Lavagem de Monte Gordo na manhã deste sábado (25), para participar de procissão de 3km em devoção a São Francisco de Assis, padroeiro da localidade.
Ao Bahia no Ar, o gestor alegou que as festividades deste ano, o primeiro de seu quarto mandato, são testes para o que fazer nas próximas. “Obviamente que esse primeiro ano é para a gente poder observar onde está acertando, onde está errando, para ajustar para que ano que vem saia melhor do que esse ano, mas está muito legal“, declarou o petista.
Ainda sobre as lavagens que já aconteceram, três até agora, Caetano elogiou a ação feita pela Coordenação de Eventos da prefeitura, reiterando a importância cultural e presença popular nos festejos da costa.
“Está muito bonito, a participação dos grupos culturais, tem um clima mais legal, e também fez crescer mais a lavagem, e a participação muito grande da população. Isso é muito bom, o povo de Monte Gordo e da região pediu que a gente reorganizasse, reestruturasse as lavagens, tanto aqui quanto nos outros povoados, e nós estamos fazendo isso”, disse o prefeito.
A fala foi reforçada pela secretária de Cultura da cidade, Elci Freitas. A este portal, a chefe da pasta declarou que eventos como esse são ‘pontos’ de ligação cultural com a religiosidade do povo, e é primordial celebrá-los, pois já faz parte do calendário festivo de Camaçari.
“A gente sempre tem um encontro da fé e da cultura. Hoje nós temos 3 km de caminhada, mas quem tem fé vai a fé. E para homenagear o nosso São Francisco de Assis, também conhecido como o padroeiro dos animais da ecologia. É uma festa linda por isso”, pontuou Elci.
*Com a colaboração de Maíra Lima e Beatriz Assis