A partir de amanhã (05/01), começam os festejos da Folia de Reis em Camaçari. A manifestação de cunho religioso visa manter viva a tradição católica que remete à visita dos três Reis Magos ao menino Jesus. No Município, os grupos populares realizarão cortejos e apresentações nas praças públicas de Parafuso, Vila de Abrantes, Arembepe, Barra do Jacuípe e Barra do Pojuca.
A Folia de Reis começa pela localidade de Vila de Abrantes, com apresentação do Boi Bonito de Vila de Abrantes, marcado para ocorrer amanhã (05/01), às 19h, na praça da entrada da localidade, próximo à antiga Prefeitura Avançada da Orla. Duas horas mais tarde, às 21h, estão programadas procissões e apresentações de grupos populares das localidades de Parafuso e Arembepe.
Em Parafuso, o cortejo sai da igreja católica e segue em direção à Estação Ferroviária, onde serão realizadas apresentações culturais dos grupos Boi Janeiro de Parafuso, Pastoril Trupe de Parafuso e Baile Pastoril do Menino Jesus. A festa será encerrada com samba de roda. Já em Arembepe, o cortejo será animado pelo grupo Terno do Sol. A procissão sai do Barracão Cultural Idalva Souza e segue pelas praças da localidade.
No domingo (06/01), as comemorações começam às 17h, na localidade de Barra do Jacuípe. O grupo Boi Estrela de Barra do Jacuípe realiza apresentações no Bar do Careca, situado na estrada velha que liga Jacuípe ao distrito de Monte Gordo. Às 19h, o grupo Espermacete: do Terno de Reis ao Samba de Roda comanda os festejos em Barra do Pojuca. O cortejo sai do Centro Comercial e segue até a igreja católica, na praça principal da localidade.
Estima-se que a tradição da Folia de Reis tenha sido passada, em Camaçari, de geração à geração, há mais de 90 anos. Para proteger o patrimônio histórico cultural da cidade, o Município conta com a Lei nº 1.258/2012, que instituiu o dia 22 de agosto como o Dia Municipal de Proteção e Promoção dos Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares e de reconhecimento público de ofício de mestres e mestras do notório saber.
De acordo com a lei podem ser reconhecidos como Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares as pessoas cujos conhecimentos simbólicos e técnicas de produção e transmissão representem a cultura brasileira tradicional e as expressões transportadas para o Município ao longo da história.
PROGRAMAÇÃO
Sábado (05/01)
19h – Vila de Abrantes – Apresentação do Boi Bonito de Vila de Abrantes
21h – Parafuso – Apresentação dos grupos Boi Janeiro de Parafuso, Pastoril Trupe de Parafuso e Baile Pastoril do Menino Jesus
21h – Arembepe – Terno do Sol
Domingo (06/01)
17h – Barra do Jacuípe – Apresentação do Boi Estrela de Barra do Jacuípe
19h – Barra do Pojuca- Grupo Espermacete: do Terno de Reis ao Samba de Roda