Mais um espaço de lazer requalificado destinado ao convívio social da população será entregue para a comunidade do Verdes Horizontes. Desta vez, será a nova Praça Heloíno Duarte Nazaré, situada na Rua Ipanema. O espaço será inaugurado na próxima terça-feira (6), às 16h, com a presença do prefeito Elinaldo Araújo e demais autoridades municipais. O investimento das intervenções é superior a R$ 1,7 milhão.
Com uma área de mais de 6 mil metros quadrados (m²), o equipamento vai dispor de uma série de itens voltado para públicos de todas as idades. A praça tem quadra poliesportiva com arquibancada, parque infantil, academia ao ar livre, dois pergolados, dois quiosques abertos, um quiosque comercial individual, fonte luminosa, bancos canteiros, fonte luminosa, bancos de madeira, pavimentação (concreto, piso intertravado e placas pré-moldadas em concreto), rampas de acessibilidade, paisagismo, mesa de concreto para jogos, lixeiras e iluminação em LED. A intervenção integra o Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari.
Somente nesta gestão, foram entregues à comunidade do Verdes Horizontes, dois campos e as praças Virgínia Reis Tude e Lírio, que foram totalmente requalificados; melhorias aplicadas na Escola Virgínia Reis Tude e no Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI); além de mais de 30 pavimentações, dentre outras intervenções de manutenção. E está em andamento, a construção de uma creche no bairro.
A praça recebeu esse nome em homenagem ao camaçariense e ex-vereador, Heloíno Duarte Nazaré, conhecido como Ninho, que atuou na Casa Legislativa da cidade por quatro mandatos. Em sua trajetória, carrega marcas da sua prestação de serviço à comunidade, através das suas funções como agricultor e feirante.
Segundo depoimentos, enquanto cidadão, com o seu caminhão, ajudava a transportar as pessoas gratuitamente até a feira em Salvador, por volta da década de 70. Ninho participou ativamente de lutas sociais por melhorias na cidade. Ele morava na Rua da Fonte, em Vila de Abrantes, e faleceu aos 81 anos, em 2020, deixando três filhos e três netos.