As matrículas da rede estadual de ensino terão início na próxima terça-feira (24) e já é possível notar o aglomerado de pessoas em frente das instituições de ensino de Camaçari. O fato foi registrado pela equipe do Bahia no Ar, nesta sexta-feira (20), no Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP/RM), na rua Delegado Clayton Leão Chaves, no Centro.
De acordo com o CETEP, não existe a necessidade das pessoas ficarem em frente da instituição até o dia da matrícula para garantir a vaga, porque os estudantes da rede estadual que vão mudar de escola e os alunos oriundos da rede municipal de Camaçari e de mais 27 cidades poderão fazer a matrícula pela internet, sem demora e burocracia. Para isso, é preciso utilizar o código de matrícula que receberam nas escolas de origem e acessar o Portal da Educação.
De acordo com o cronograma da Secretaria da Educação do Estado, o primeiro dia de matrícula é direcionado ao estudante da rede estadual de ensino. Nos dias 25 e 26 de janeiro, a matrícula é para os concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, regularmente matriculados na rede pública municipal no ano letivo de 2016, em razão das escolas não oferecerem a série subsequente.
Já a matrícula para novos estudantes que vão cursar qualquer série do Ensino Fundamental acontece no dia 27 e do Ensino Médio e suas modalidades, nos dias 30 e 31 de janeiro, devendo ser realizada presencialmente em qualquer unidade da rede estadual de ensino.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que os pais e responsável não precisam pegar fila para matricular seus filhos. A Secretaria assegura a vaga para todos os estudantes que desejarem se matricular na rede pública estadual. A Secretaria esclarece que os pais ou responsáveis poderão fazer as matrículas em qualquer unidade escolar da rede estadual, independente de ser o colégio que o aluno irá estudar. Informa, ainda, que estudantes da rede estadual e das redes municipais de 29 municípios podem fazer a matrícula pela internet. Basta acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/matricula) e digitar o código de… Leia mais »