O prefeito Elinaldo Araújo se reuniu com a equipe técnica da Secretaria da Saúde (Sesau), na tarde desta sexta-feira, 31, para falar sobre as orientações terapêuticas para o enfrentamento da infecção humana pelo novo coronavírus. O encontro, que aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), contou também com a presença da médica hematologista Dra. Maria das Mercês, que integra a rede pública de saúde de Camaçari.

A conversa se debruçou sobre o cenário de incertezas referente à eficiência de determinados medicamentos tidos por parte da classe médica como indicados para o tratamento da Covid-19, inclusive de forma preventiva, enquanto outros profissionais apontam que a ausência de comprovação científica ou de dados empíricos verificáveis inviabiliza a definição de um protocolo padrão.

Outras autoridades políticas e técnicas também participaram do encontro, a exemplo do secretário da Saúde, Luiz Duplat; do vereador Elias Natan, ex-secretário da Saúde de Camaçari; do presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Curvelo; da primeira-dama do município, Ivana Paula; além de integrantes da equipe técnica da Sesau.

Na ocasião, o secretário Duplat lembrou que em Camaçari a autonomia dos médicos para receitar os medicamentos que considerem mais adequados para o tratamento de seus pacientes está assegurada e que as principais substâncias comumente citadas como indicadas para pacientes com diagnóstico de coronavírus já fazem parte da rede para prescrição pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.

O prefeito Elinaldo fez uma avaliação positiva do encontro. “Foi muito esclarecedor. Aqui, firmamos o compromisso de continuar respeitando a relação médico – paciente e buscar os caminhos necessários para manter o nosso estoque de medicações abastecido. O diálogo com os médicos da rede e com a nossa equipe técnica é muito importante”, declarou o gestor.

0 0 voto
Article Rating