Nesta sexta-feira (30), Camaçari irá, de forma inédita, receber a passagem do fogo simbólico da Independência do Brasil na Bahia. O momento histórico será celebrado com ampla programação, envolvendo atividades culturais, cívicas e esportivas. O pesquisador Diego Copque participou de uma entrevista no programa Linha Quente com Roque Santos, na tarde desta quinta-feira (29) e conversou sobre a importância do percurso.

As atrações devem iniciar às 10h, na Praça Desembargador Montenegro, com apresentações da Bamuca, Samba Chula Filhos de Oyò e da Mestra Risadinha. A partir das 11h30, o grupo percussivo Beira de Rua deve se apresentar durante a parada do fogo simbólico na frente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A cerimônia de solenidade tem previsão de início às 12h, no Museu de Camassary, quando haverá o hasteamento de bandeiras e execução dos hinos cívicos pela Filarmônica  28 de Setembro. Em seguida, às 14h, o artista Savilar Rastaman promove o Reggae da Independência, na Praça Desembargador Montenegro.

A inclusão das cidades do Recôncavo Norte – incluindo Camaçari, Dias d’Ávila, Mata de São João e Lauro de Freitas – na passagem do fogo simbólico é baseada em pesquisa do professor, historiador e pesquisador Diego Copque, registrada em sua obra literária “A presença do Recôncavo Norte da Bahia na consolidação da Independência do Brasil”, em reconhecimento da participação dos municípios nos processos de batalhas.

Percurso

O roteiro do fogo simbólico no Recôncavo Norte terá saída de Mata de São João, seguindo para Dias d’Ávila, Camaçari e, por fim, Lauro de Freitas, de onde segue para Simões Filho, integrando o percurso tradicional. Em Camaçari, o roteiro contará com a participação de 33 atletas para condução da tocha. O trajeto tem previsão de início às 11h, na Via Frontal, no Polo Industrial, seguindo para a BA-093; BA-512, com paradas no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CEPED) e na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A tocha passará pelos bairros Santo Antônio e São Vicente, pela Avenida 28 de Setembro, Praça Abrantes, Rua Adelina de Sá, Rua Centro Comercial e Praça Desembargador Montenegro, com parada no Museu de Camassary. Em seguida, o roteiro segue pela Rua Eixo Urbano Central, Rua do Alecrim, Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, Rua Francisco Drumond, Rua de Contorno do Centro Administrativo, Avenida Jorge Amado, Via Parafuso (BA-535), Estrada da Cascalheira (BA-531), localidade de Cajazeira de Abrantes, Estrada do Coco (BA-099), sendo finalizado às margens do Rio Joanes, na divisa com Lauro de Freitas.

0 0 votos
Article Rating