O início de 2014 começou sangrento em Camaçari. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-Ba) registrou na cidade 11 homicídios só nos primeiros 15 dias do mês de janeiro. Vale ressaltar que no início da madrugada desta quinta-feira (16), mais um homicídio já foi contabilizado, aumentando a conta para 12 casos.
O número desbancou até mesmo o município de Simões Filho, também localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS), considerado a capital brasileira da morte, de acordo com o último Mapa da Violência de 2012. No mesmo período, a polícia registrou apenas seis casos de assassinatos.
Em Camaçari, a maioria das vítimas foram homens, incluindo adolescentes, geralmente mortos por disparos de arma de fogo. Porém, foi registrado também morte por espancamento, como a ocorrida no bairro Gravatá, que vitimou Gilvan Gomes Carvalho, de 43 anos. O homem foi brutalmente atacado e agredido com golpes de barra de ferro.
Os homicídios registrados na cidade aconteceram em diversos bairros da sede, entre eles Verdes Horizontes, Nova Vitória, Parque Verde II e Gleba C, bem como em localidades da orla, a exemplo de Vila de Abrantes e Barra do Pojuca.
Salvador registrou 62 homicídios no período mencionado. Outras cidades da RMS, como Lauro de Freitas contabilizaram oito, Mata de São João, seis, Candeias, três, e Dias d’Ávila, apenas um.