Camaçari partilha do cenário de baixa cobertura vacinal entre as crianças, problema observado em todo o país. Diante disso, a Secretaria da Saúde (Sesau) divulgou um chamamento, nesta quarta-feira (5), para que os pais e responsáveis levem seus filhos para a vacinação.
De acordo com o poder público municipal, a preocupação se dá principalmente na faixa etária de 0 a 2 anos de idade. A baixa cobertura pode acarretar no retorno de doenças que já haviam sido eliminadas, como a poliomielite.
Em 2022, a meta da Sesau durante a campanha de vacinação contra poliomielite era de imunizar 17.286 pessoas com até 4 anos de idade. Entretanto, mesmo com a vacina disponível em todas as unidades de saúde, foram imunizadas apenas 4.248 crianças, representando 24,57% do público-alvo total.
Outras vacinas com baixa cobertura vacinal entre os pequenos são: Pentavalente (75,61%), Pneumo 10 (81,2%), Rotavírus (74,33%), Meningo C (79,09%), Febre Amarela (59,4%), Hepatite A (66,93%), e Tríplice Viral (91,28%).
Entre os motivos identificados pela prefeitura de Camaçari para a baixa adesão estão notícias falsas divulgadas na internet, contendo a informação mentirosa de que vacinas fazem mal.
Para o secretário da Saúde, Elias Natan, o momento é de alerta para os pais e responsáveis. “Convoco a todos para levarem seus filhos para atualização do esquema vacinal. Não podemos permitir que doenças já vencidas retornem e tragam grandes prejuízos à saúde das crianças”, o chefe da pasta declarou.