A Sessão da Câmara de Camaçari desta terça-feira (14/10) foi marcada por discursos de fortalecimento da importância da campanha de combate ao câncer de mama, batizada como Outubro Rosa.
Para o vereador Elias Natan (PV), que é médico, todo tipo de mobilização que tenha como objetivo estimular a prevenção e o diagnóstico precoce de enfermidades deve receber total apoio dos poderes públicos.
“Esta é uma campanha nobre e de uma grande responsabilidade. Contra o câncer de mama, sabemos da importância não só do autoexame, mas também de exames periódicos para tentar diminuir os casos de morte por causa deste que é o tipo de câncer que mais mata no país”, pontuou.
O Outubro Rosa é um movimento popular que começou nos Estados Unidos, e se espalhou por todo o mundo. O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra a doença. Para representar este apoio ao movimento, a Câmara distribuiu o símbolo da campanha ao público presente na sessão.
Palavras de encorajamento voltadas para as mulheres também ganharam força durante a sessão. O vereador Jackson (SDD) foi um dos que tentou estimular a realização dos exames periódicos. “Mulheres façam o exame, pois prevenir é sempre o melhor tratamento”, ressaltou.
Mudando de enfoque, mas ainda falando de saúde, o vereador Jorge Curvelo (DEM) apresentou indicação solicitando ao Poder Executivo a mudança no horário destinado a marcações de consultas do município. A proposta prevê que as mesmas passem a ser feitas pela tarde, e não pela manhã como acontece atualmente.
“Esta iniciativa tem o propósito de evitar que as pessoas precisem chegar de madrugada nas filas. Se as senhas forem distribuídas no turno da tarde, as pessoas não terão necessidade de dormir na fila para conseguir uma senha. Esta é uma ação emergencial que deve ser adotada enquanto o sistema de marcação online não começa a funcionar”, defendeu o parlamentar.