O drama das pessoas que precisam de socorro, mas não encontram leitos vagos, segue ocorrendo na Bahia, em virtude do pré-colapso do sistema de saúde. Em Camaçari, um paciente está intubado no pátio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), desde 1h de hoje (3) e não consegue vaga em uma unidade de saúde.

Ele permanece dentro da ambulância enquanto profissionais buscam por um leito que possa acolhê-lo, segundo informações obtidas pelo Bahia No Ar. Ontem (2), a Secretaria de Saúde (Sesau) da cidade divulgou que cerca de 150 chamados são atendidos pelo Samu por dia, sendo 90% por parte de pacientes sintomáticos com Covid-19.

“Devido os leitos das unidades de urgência e emergência estarem lotados, temos situações onde cada ambulância tem levado entre seis e oito horas para concluir um atendimento”, a coordenadora do Samu de Camaçari, Mônica Cardoso, explicou na ocasião.

Atualmente, a cidade da Região Metropolitana de Salvador tem 63 pacientes aguardando regulação para leitos destinados ao tratamento de Covid-19. 38 deles precisam de vagas em UTI e 25 aguardam esperam por leitos de clínica médica.

0 0 votos
Article Rating