Os cartórios extrajudiciais privatizados fecham as portas nesta quinta (22) e sexta-feira (23) em Salvador e nas cidades do interior baiano. Em Camaçari, quem procurou a unidade ficou surpreso com o aviso na porta dando conta da paralisação por dois dias. “Subi tanta escada e não vou poder autenticar minha identidade”, disse consigo mesma uma mulher no corredor do cartório.
José Teixeira esteve no cartório de Camaçari para retirar um comprovante de que não tem nenhum imóvel registrado em seu nome, e ficou decepcionado ao ler o aviso. “Nem sabia que eles tinham parado”. José já tinha tentado outras vezes, mas também não conseguiu. “Outro dia vim aqui fazer a mesma coisa e não consegui, porque, segundo eles, o sistema tinha caído”, reclama.
De acordo com as portarias de nº 113/12 e 342/12, a interrupção dos trabalhos foi uma forma encontrada pelos corregedores, desembargadores Antônio Pessoa Cardoso e Sinésio Cabral Filho, para realizar a transmissão dos acervos e imóveis dos cartórios para o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
Como os cartórios passam a serem privatizados, os móveis comprados com o dinheiro público serão devolvidos à Justiça do Estado. A partir de agora, os gestores serão responsáveis por alugar uma sala e equipar o espaço. O funcionamento dos cartórios volta ao normal na próxima segunda-feira (26).
Redação RMS