O pequeno Miquéias Silva Santos, apenas de 1 ano e 10 meses, morreu na última sexta-feira (19), após ser levado para o Pronto Atendimento de Praia do Forte, em Mata de São João, e em seguida trazido para o Pronto Atendimento (PA) de Monte Gordo, na Costa de Camaçari, com dor intensa e febre.
Pedindo por Justiça, a família da criança aponta negligência no atendimento. Em resposta ao Bahia no Ar, a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau), disse que não houve negligência no atendimento no PA de Monte Gordo e nem na Unidade de Ponto Atendimento (UPA) Pediátrica, para onde a criança foi levada depois do estado de saúde se agravar.
NOTA DA SESAU
A criançaMiquéias Silva Santos foi levada para atendimento no dia 19.08.22, no PA de Monte Gordo, às 10h15 da referida data, acompanhado de responsável. Ele foi atendido pelo médico da unidade que prescreveu medicações para aliviar dor intensa e para controlar febre persistente conforme relato do responsável.
Como o menor evoluiu para gravidade e a sala vermelha deste PA estava ocupada, a equipe médico decidiu remover a criança para UPA Pediátrica do Centro de Atenção à Saúde da Criança, na sede de Camaçari . Para tanto, após aceite do plantonista da UPA Pediátrica, o médico de Monte Gordo solicitou ao Samu uma ambulância avançada para fazer a transferência para garantir todo suporte necessário.
A criança saiu do PA de Monte Gordo, por volta das 13h25, onde recebeu todo suporte possível, e ao chegar a UPA Pediátrica foi conduzida para sala vermelha com devidos procedimentos de emergência.
Infelizmente, a criança foi a óbito na UPA Pediátrica após tentativas de reanimação cardíaca.
A família mora em Mata de São João e o bebê foi sepultado no Cemitério de Imbassai.