De acordo com informações de um novo balanço divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a quantidade de localidades atingidas pelo vazamento de óleo continua aumentando e já chegou a 999. Praias, mangues, rios e áreas de proteção ambiental de ao menos 130 municípios de todos os nove Estados do Nordeste, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro foram contaminados por vestígios ou manchas de petróleo cru desde que elas começaram a surgir, no dia 30 de agosto do ano passado.

Segundo o balanço, 433 localidades ainda têm fragmentos de óleo e 566 são consideradas “limpas”. Sendo válido ressaltar que na análise do Ibama, uma localidade equivale a uma área de até um quilômetro de extensão. Dentre os locais ainda com óleo, aproximadamente 30 ficam na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, com cerca de 120 quilômetros de praias e mangues).

As localidades que ainda apresentam óleo são: Maranhão (27), Piauí (8), Ceará (2), Rio Grande do Norte (9), Paraíba (1), Pernambuco (15), Alagoas (62), Sergipe (43), Bahia (215), Espírito Santo (49) e Rio de Janeiro (2).

É certo que a substância não está sendo mais encontrada em grandes manchas, porém, a presença de pequenas partículas do óleo também exige um trabalho de difícil remoção e acaba impactando o meio ambiente, sobretudo à fauna; ao menos 159 animais oleados foram identificados pelo Ibama, especialmente as tartarugas marinhas (105) e aves (39).

 

0 0 votos
Article Rating