A Operação Clássico da Paz realizou, nesta quinta-feira (5), a segunda fase de suas ações, com o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão no município de Salvador. A ação, uma iniciativa da Polícia Civil da Bahia, tem como objetivo combater de forma permanente a violência entre torcidas organizadas de futebol. Nessa etapa, foram identificados e presos sete suspeitos de ataques a torcedores do Esporte Clube Vitória em duas situações ocorridas no dia 20 de agosto de 2024, que resultaram na internação de uma das vítimas por cerca de 15 dias na unidade de terapia intensiva do Hospital Geral do Estado (HGE).
Um dos presos possuía um mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais de Lauro de Freitas por violação de monitoramento eletrônico. Ele é alvo da operação “Unum Corpus” e acumula diversas passagens por roubo, tráfico de drogas e homicídios. O acusado foi encaminhado à sede da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter) para os procedimentos legais.
Coordenada pelo Departamento de Polícia Metropolitana (DEPOM) e pela Delegacia Territorial de Pau da Lima, a operação contou com a participação de 90 policiais, divididos em 22 equipes e 20 viaturas. Os conduzidos foram apresentados na sede do DEPOM, onde quatro equipes estavam à disposição para interrogar os suspeitos e apreender eventuais objetos relacionados às práticas criminosas.
Após a conclusão das ações de Polícia Judiciária, os presos serão encaminhados à custódia e, posteriormente, à audiência de custódia, permanecendo à disposição do Poder Judiciário. O inquérito policial deverá ser concluído em 10 dias, com o indiciamento dos responsáveis pelos crimes.