A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) divulgou a notícia de que o Governo Federal, junto às Forças Armadas, montou uma operação logística de emergência para prestar socorro ao Amazonas, onde grave crise é enfrentada na área da saúde, por falta de gás oxigênio para tratamento de pessoas internadas com Covid-19 em Manaus.
O objetivo é que, até domingo (17), um hospital de campanha seja montado na capital. Ainda segundo informações oficiais, desde o último dia 8, cilindros de oxigênio, equipamentos e materiais vêm sendo enviados para dar suporte ao estado. A Secom afirma que mais de 350 cilindros já estão em Manaus e, até o final da operação, serão 386 ao todo.
A situação no Amazonas é bastante crítica. O governo do estado inclusive informou que sua demanda por oxigênio é quase três vezes superior ao que os fornecedores são capazes de entregar. Segundo informações da Folha de São Paulo, a principal fornecedora de oxigênio para o governo do Amazonas afirmou estar buscando viabilizar a importação do produto da Venezuela, com o objetivo de suprir a demanda.