O Comitê Científico do Consórcio Nordeste, integrado por governadores da região, emitiu uma nota na qual recomenda a proibição das festas de final de ano e do Carnaval, em virtude do quadro global e nacional atual da pandemia, repleto de incertezas. No documento divulgado na sexta-feira (3), também constam críticas ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

“Desde o registro oficial do primeiro caso comunitário no país em fevereiro de 2020, assistiu-se a uma completa apatia do Governo Federal não somente se ausentando do seu enfrentamento, como também, em alguns momentos, se contrapondo às ações de controle e contenção implementadas pelas administrações Estaduais e Municipais”, pontuaram.

Embora reconheça que o Brasil tem 63% da sua população total e 75% da sua população de maiores de 12 anos completamente vacinada contra a Covid-19, o Comitê pontua que alguns problemas têm dificultado o enfrentamento à pandemia, especialmente o surgimento de novas cepas, como a Ômicron.

Tendo isso em vista, além da suspensão das festividades, o órgão pede a ampliação da vacinação, a manutenção do uso obrigatória de máscaras, a exigência do passaporte da vacina para acessar eventos e outras medidas.

0 0 votos
Article Rating