O terceiro concerto da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari repetiu o sucesso das apresentações anteriores. O espetáculo, segundo aberto ao público, lotou o Teatro da Cidade do Saber, nesta quinta-feira (25). A apresentação foi abrilhantada pelas apresentações dos convidados Netinho, ex-vocalista da Banda Beijo, e Saulo Fernandes, líder da Banda Eva.
Como nas duas apresentações anteriores, o concerto foi dividido em dois momentos. No primeiro, sob regência do maestro Ubiratan Marques, os 47 músicos executaram peças clássicas. O destaque ficou por conta da composição Malha de Sapo, de autoria do próprio maestro. A música é marcada por instrumentos típicos dos ritmos nordestinos, como zabumba e de triângulo.
O irreverente violinista da orquestra, o cubano, Raul Bermuldez, roubou a cena do espetáculo ao convidar uma espectadora para subir ao palco e arriscar alguns passos de dança. Em vários momentos, o músico interagiu com a platéia.
No segundo momento do concerto, as performances de Netinho e Saulo Fernandes emocionaram o público com interpretações de canções de consagrados compositores brasileiros, como Chico Buarque, Caetano Veloso e Djavan.
Ao término da interpretação de As Vitrines, Netinho falou sobre a experiência de se apresentar acompanhado por uma orquestra sinfônica. “Esta é a uma oportunidade inédita em minha carreira e estou tremendo dos pés a cabeça”, brincou o cantor. “O projeto da Prefeitura é fantástico, espero que sirva de estímulo para outras cidades”, completou.
Com lágrimas nos olhos e voz embargada, Saulo Fernandes, acompanhado dos músicos da Banda Eva, Léo Pinheiro, e Rudson Daniel, declarou que a ocasião é de uma riqueza musical “indescritível”. “Este é o momento musical mais lindo que vivi”, finalizou.
O entusiasmo do público atesta que a mistura da poesia da música popular e do requinte da erudita tem dado certo. “Esta é a primeira vez que venho e achei muito interessante. Espero voltar mais vezes”, afirmou o morador do Novo Horizonte, Agenor Correia, que assistiu ao espetáculo acompanhado da esposa Viviane Moraes e da sobrinha de 11 anos, Diangela da Silva.
A apresentação encantou as amigas Jussara Ferreira, Ana Marli, Cleozonete Lima, Helena Angélica e Margareth Ferreira. “A Prefeitura está de parabéns, esta iniciativa aproxima o povo da música clássica, que, infelizmente, é pouco executada em nossas rádios”, salientou Cleozonete, que assistiu ao segundo concerto.
Na platéia, aproximadamente 60 idosos do grupo Envelhecimento Ativo, do município de Dias D’Ávila, também assistiu a apresentação.
A Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari faz parte do programa de Iniciação Musical da Seduc (Secretaria da Educação) do Município.
Prestigiaram o espetáculo o secretário da Cultura, Vital Vasconcelos e os sub-secretários da Educação e de Governo, Graça Guimarães e Ivanildo Antônio, respectivamente.