Confusão e longas filas em postos de saúde em Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, marcaram o retorno da vacinação contra a gripe H1N1, na manhã desta terça-feira (03). Sete unidades de saúde da cidade receberam nove mil doses nesta etapa da campanha, que está prevista para acabar dia 20 de maio em todo o estado.
No Centro de Saúde Régis Pacheco, a confusão começou porque pessoas que pretendiam entrar no local para marcar consultas eram impedidas por quem esperava na fila para receber a vacina contra a H1N1. A Polícia Militar foi chamada para intervir na situação e controlar a distribuição de senhas e doses da vacina.
A unidade de saúde recebeu 400 das nove mil doses que chegaram ao município. A população começou a chegar no local por volta das 3h desta terça-feira e reclamou da falta de organização. Na Policlínica de Atenção São Vicente, muitas pessoas passaram a noite em filas para receber a vacina e não conseguiram.
A coordenadora de Imunização de Vitória da Conquista diz que a quantidade de vacinas recebida pelo município não é suficiente para abastecer todos os postos. A Secretaria da Saúde de Vitória da Conquista informou que espera receber um novo lote de vacinas até o próximo fim de semana.