A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a mesma que deu a boa notícia da bandeira verde no final do mês passado, anunciou a aprovação do reajuste de 10,82% para as contas de consumidores residenciais da Coelba a partir desta sexta-feira (22). De acordo com informações o aumento só deve ser percebido a partir de maio.
O aumento será sentido nas contas de 5,7 milhões de clientes da Companhia de Eletricidade da Bahia, Coelba em 415 dos 417 municípios baianos. Isto porque dois municípios (Jandaíra e Rio Real), no noroeste do estado, escaparam do reajuste por serem atendidos pela Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe), cujas tarifas são atualizadas em dezembro.
No caso da região metropolitana de Salvador, foi justamente a energia elétrica, com queda média de 8,55% do preço no mês passado, a principal responsável por ter puxado a inflação para baixo, com registro até de deflação (variação negativa).
Em nota, a Coelba simulou como se dará o reajuste para consumidores residenciais: um consumo convencional de 100 kWh/mês, por exemplo, terá conta reajustada de R$ 53,34 para R$ 59,11. A companhia ressaltou, entretanto, que, “além dos valores de tarifas fixados pela Aneel, são cobrados na conta de energia os impostos (ICMS, PIS e Cofins) e as bandeiras tarifárias, que neste mês está verde, sem acréscimo. Há ainda a cobrança na conta da contribuição de iluminação pública (CIP), tributo cobrado pelas prefeituras.