Um estudo da Escola de Medicina da Universidade do Colorado concluiu que pessoas de olhos azuis têm menos risco de ter vitiligo (doença autoimune cuja perda de pigmentos resulta em manchas brancas na pele) e as de olhos castanhos têm menos probabilidade de desenvolver melanoma, tipo mais perigoso de câncer de pele.

O estudo foi publicado na versão on-line do jornal “Nature Genetics” e observou cerca de três mil pessoas de origem não-hispânica nos Estados Unidos, identificando 13 novos genes relacionados ao vitiligo.

Foto: Divulgação.Quem tem olhos castanhos possui menos risco de ter melanoma

— Geneticamente vitiligo e melanoma estão em polos opostos: algumas variações que fazem uma pessoa ter vitiligo tornam o melanoma menos possível e vice-versa — diz o pesquisador Richard Spritz, diretor da Escola de Medicina da Universidade do Colorado.

Pessoas com vitiligo têm maior risco desenvolver outras doenças autoimunes, como diabetes tipo 1, artrite reumatoide e lúpus, assim como seus parentes. Segundo Spritz isso significa estudar sobre vitiligo também ensina sobre estas outras doenças. As informações são de O Globo.