Nesta semana dezessete estados e o Distrito Federal anunciarama ampliação da medida de isolamento social para o mês de maio. O intuito continua sendo o inicial, conter a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), que no Brasil já matou mais de 6 mil pessoas, além de já ter infectado mais 91 mil.

Bahia, Acre, Ceará, Alagoas, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Paraíba, Sergipe, Pará, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Santa Catarina estenderam as restrições da suspensão de aulas nas escolas, e mantiveram o fechamento do comércio e outros locais de acesso público.

A Região Metropolitana de São Luís, no Maranhão, foi o primeiro local do território brasileiro a adotar o bloqueio total, também conhecido como lockdown . A duração da medida está prevista para o prazo de dez dias, começando a valer a partir da próxima terça-feira (5).

Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Tocantins, até o momento, ainda não divulgaram se irão flexibilizar ou se irão estender o prazo do distanciamento (quarentena).

Abaixo alguns exemplos:

Bahia

Na sexta-feira (1°), em um novo decreto, publicado pelo Governo do Estado no Diário Oficial, a Bahia prorrogou até o dia 18 de maio a suspensão das aulas em escolas públicas e particulares. Ademais, a medida também impede a realização de eventos com mais de 50 pessoas.

Até às 17h de ontem (2), segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a Bahia já tinha 3.315 infectados e 123 óbitos pela Covid-19.

Ceará

No Ceará, o atual decreto de isolamento social tem validade, até então, para 5 de maio.

Na sexta-feira (1º), o governador Camilo Santana (PT) sinalizou que irá prorrogar esse prazo e avalia medidas ainda mais duras, sobretudo, em Fortaleza, onde houve uma escalada de casos e mortes pelo novo coronavírus.

São Paulo

Na cidade de São Paulo, uma das regiões mais afetadas pela pandemia no Brasil, o prefeito Bruno Covas anunciou o bloqueio de avenidas a partir da segunda-feira, 04 de maio, visando aumentar o isolamento social.

A quarentena por lá será prorrogada após o dia 10 de maio, com restrições mais severas, conforme destacou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

0 0 votos
Article Rating