Conforme informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a suspeita de um primeiro caso de coronavírus no Brasil é investigada. A paciente é uma mulher de 35 anos que veio de Xangai, na China. Os exames que são capazes de confirmar ou descartar a hipótese da doença estão em andamento.

Até o momento, cerca de 17 mortes provocadas pelo coronavírus foram confirmadas. O vírus já infectou 444 pessoas na província de Hubei, na China, segundo um balanço divulgado pela TV estatal, citando autoridades locais.

Nesta quarta-feira (22), a Organização Mundial da Saúde (OMS) se reúne hoje em Genebra, na Suíça, e existe a possibilidade de um decreto de “emergência de saúde pública de interesse internacional”.

Sintomas x Transmissão

O coronavírus, também chamado de 2019-nCoV, provoca febre, tosse, falta de ar e dificuldade para respirar. O vírus é um tipo de pneumonia cuja transmissão acontece de pessoa para pessoa.

Segundo especialistas, esse tipo de vírus parece pertencer a uma nova cepa que não havia sido previamente identificada em humanos, sendo valido ressaltar que o coronavírus corresponde a uma ampla família de vírus, mas poucos deles são capazes de infectar pessoas.

A OMS acrescenta que o período de incubação e a origem do vírus seguem sob investigação, porém, a fonte primária é provavelmente um animal. Já as autoridades chinesas vincularam o surto a um mercado de frutos do mar na cidade chinesa de Wuhan, onde os primeiros casos foram identificados; ao menos 15 trabalhadores da área da saúde, que teriam tido contato com os doentes, foram infectados.

0 0 votos
Article Rating