Na manhã desta quinta-feira (12) o secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, confirmou o primeiro caso de transmissão local do novo coronavírus (Covid-19). O paciente é um homem de 72 anos da cidade do Rio de Janeiro. Ele está em isolamento domiciliar e apresenta estado de saúde estável.

Durante entrevista ao Bom Dia Rio, o secretário disse:  “Tivemos ontem a confirmação do exame de contraprova pela Fiocruz que faz com que o Rio de Janeiro tenha tido o primeiro caso de transmissão local do vírus”. No entanto, Edmar ressaltou que a transmissão foi “muito localizada” e que o vírus ainda não circula livremente no estado.

Com o novo registro, o estado passa para o nível 1 do Plano de Contingência, que determina a disponibilidade de 206 leitos exclusivos para tratamento de casos graves de pessoas contaminadas pela doença em hospitais espalhados pelas diversas regiões, incluindo unidades municipais e federais, além da rede estadual.

Edmar Santor recomendou ainda que as pessoas mais sensíveis ao vírus, os idosos acima de 60 anos, por exemplo, bem como indivíduos que já têm doenças cardíacas ou pulmonares, evitem aglomerações.

0 0 votos
Article Rating