Foi realizada a 33ª edição da tradicional Corrida 2 de Julho neste domingo (2). A prova deste ano teve um gostinho todo especial por se tratar da comemoração do Bicentenário (200 anos) da Independência da Bahia.
Oportunidade, ainda, em que o município integrou o roteiro do Recôncavo Norte da passagem, inédita, do Fogo Simbólico da Independência do Brasil na Bahia, evento que aconteceu na última sexta-feira (30) e se configurou como um marco para a história de Camaçari.
Sem falar do cunho social do evento, que arrecadou alimentos não perecíveis para serem doados posteriormente às instituições socioassistenciais da cidade. Cada inscrito doou 4 kg de mantimentos.
Por todos esses fatores, inclusive por ter se tornado um entusiasta da prática de corrida de rua, o prefeito Elinaldo Araújo se uniu aos cerca de mil inscritos e fez questão de participar da atividade, disputando na categoria geral masculina, a qual concluiu no tempo de 25 minutos e 26 segundos o percurso de cinco quilômetros, que teve ponto de largada e chegada na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães (antiga Avenida Comercial).
“Participar de uma corrida de rua com meu povo tem um significado ainda maior. São Pedro ajudou e fez um dia lindo de sol. E mais bonito ainda é ver a nossa população participando, doando, acompanhando, enfim, fazendo parte desse momento importante, que celebra tantas lutas e glórias para todos nós”, pontuou o gestor do município.
O titular da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Jorge Curvelo, falou da importância da Corrida 2 de Julho para o município: “É com muita emoção que realizamos mais uma edição deste evento esportivo, acontecendo nesse dia maravilhoso para Camaçari e para a Bahia, que marca a Independência do Brasil no nosso estado. Estamos mantendo a tradição e ficamos felizes com a aceitação do público”.
Curvelo ainda destacou a confirmação da meia-maratona Arembepe Guarajuba, com percurso de 5, 10 e 25 quilômetros (km), em comemoração ao aniversário da cidade. “Portanto, é a Sejuv fazendo o papel de levar esporte e qualidade de vida para nossa a população”, acrescentou.
Realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Sejuv, a Corrida 2 de Julho conta ainda com o apoio institucional das diversas pastas do governo municipal; além do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar e do Tiro de Guerra.
Um ponto a se destacar, e que se repetiu este ano, foi a inclusão de atletas com deficiência, fato que marcou a competição, ao promover a superação desse público. A categoria foi inserida na prova do ano passado.
Destinada, exclusivamente, a moradores de Camaçari, os três primeiros colocados nas categorias geral masculino e geral feminino receberam premiação em dinheiro, mais troféus e medalhas. Todos os participantes foram contemplados com medalha.
Distribuídos em 11 categorias, definidas por idade e especial, esta última, destinada às pessoas com deficiência (PcDs), que fizeram uso de cadeira de rodas. A faixa etária dos atletas compreende dos 16 anos, completados em 2023, até pessoas acima de 70 anos.
O vice-prefeito, José Tude, prestigiou o evento. Já a primeira-dama do município, Ivana Paula, participou ativamente correndo, obtendo um tempo de 33 minutos e 7 segundos. Secretários municipais, vereadores e demais autoridades também participaram e/ou prestigiaram o evento.
O evento contou com a participação de atletas profissionais e amadores. Confira abaixo o resultado das categorias: geral masculino, geral feminino e geral PcD (masculino e feminino).
Categoria Geral Masculino
1º lugar – Hélio Cassio Bispo dos Reis (Camaçari-BA)
2º lugar – Thiago farias de Jesus (Camaçari-BA)
3º Lugar – Juscelino da Silva Araújo (Lauro de Freitas-BA)
Categoria Geral Masculino PcD (amputado)
1º lugar – Antonio Bonfim de Oliveira (Camaçari-BA)
2º lugar – Alex Fabiano Nascimento (Camaçari-BA)
3º Lugar – Herbert Diego Araújo (Camaçari-BA)
Categoria Geral Masculino PcD (auditivo)
1º lugar – Érico Rodrigues Santos (Camaçari-BA)
2º lugar – Marcos Vinícius Lima de Siqueira (Camaçari-BA)
3º Lugar – Alexsandro Pinheiro Silva (Camaçari-BA)
Categoria Geral Masculino PcD (cadeirante)
1º lugar – Carlos Costa de Pinho (Camaçari-BA)
2º lugar – Cleber dos Santos Alves (Camaçari-BA)
Categoria Geral Feminina
1º lugar – Marily dos Santos (Pojuca-BA)
2º lugar – Carla Santana Alves de Amorim (Camaçari-BA)
3º Lugar – Jaanaíra de Souza Cavalcante Costa (Camaçari-BA)
Categoria Geral Feminina PcD (amputado)
1º lugar – Patrícia Garcez Santos (Camaçari-BA)
Categoria Geral Feminina PcD (auditivo)
1º lugar – Verena Gila Fontes (Camaçari-BA)
2º lugar – Daiane dos Santos Oliveira (Camaçari-BA)
3º Lugar – Fernanda Santos de Jesus (Camaçari-BA)
Categoria Geral Feminina PcD (cadeirante)
1º lugar – Edvania Souza de Jesus Carvalho (Camaçari-BA)
2º lugar – Valdelice de Melo Ferreira (Camaçari-BA)