A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), realiza nesta quarta-feira (21), a 3ª edição deste ano do Cras na Comunidade. A ação, que será no bairro do Machadinho, vai acontecer na Associação de Moradores da localidade, com atendimento das 9h às 13h.
Na ocasião, serão ofertados diversos serviços da pasta, como escuta qualificada, com os técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), atendimento para consulta do Número de Identificação Social (NIS), além de acolhimento com as equipes de referência dos programas de Combate a Pobreza Menstrual e Primeira Infância.
Vale reforçar que o intuito do Cras na Comunidade é levar os serviços da Proteção Social Básica (PSB) da Sedes às comunidades de Camaçari mais distantes, facilitando, assim, o acesso da população aos serviços socioassistenciais, bem como promover o fortalecimento de vínculos.
Leia também:
Vacinação contra dengue começa nesta terça-feira, em Camaçari
Nesta terça-feira (20), a Secretaria de Saúde de Camaçari dá um passo significativo no combate à dengue, iniciando a vacinação de crianças de 10 a 11 anos com 8.956 doses do imunizante.
Conforme determinação do Ministério da Saúde, a medida visa ampliar a proteção contra a doença em uma faixa etária vulnerável. A vacinação será realizada em diversos pontos espalhadas pela cidade, tanto na Sede quanto na Costa de Camaçari, nas unidades de saúde locais, e começa nesta terça-feira
O Secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan, enfatiza a importância da vacina como uma ferramenta adicional no combate à dengue. Ele destaca que, embora a vacinação seja fundamental, não substitui as medidas preventivas necessárias para eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, principal vetor da doença.
Em 2023, os agentes de combate às endemias realizaram uma ampla ação, visitando centenas de milhares de imóveis e eliminando mais de 440 mil focos do mosquito, em Camaçari. Natan ressalta que a colaboração da população é crucial nessa luta, com cada indivíduo assumindo a responsabilidade de cuidar do seu ambiente doméstico.
Procedimentos de vacinação:
Durante o processo de vacinação, é exigida a presença dos pais ou responsáveis pela criança, além da apresentação de documentos como identificação, cartão de vacina, CPF ou Cartão SUS. As equipes de saúde estão totalmente preparadas para fornecer todas as informações necessárias e orientar os pais e as crianças durante o procedimento de imunização. O secretário destaca ainda que, até o momento, a vacina não demonstrou reações adversas significativas.
Não podem tomar a vacina:
• Quem está com dengue ou sintomas sugestivos da doença;
• Imunossuprimidos (baixa imunidade);
• Gestante ou lactante (amamentando);
• Ser menor de 10 anos ou maior de 11 anos.
• Ter tido dengue há menos de 6 meses.