Criação de Conselho da Amazônia e de Força Nacional Ambiental é anunciada por Bolsonaro

Foto: Reprodução / Instagram

Nesta terça-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro anunciou pelas redes sociais que determinou a criação do Conselho da Amazônia e de uma Força Nacional Ambiental que atuará na “proteção do meio ambiente da Amazônia”. O vice-presidente Hamilton Mourão será o coordenador do conselho.

No Instagram, Bolsonaro escreveu: “Determinei a criação do Conselho da Amazônia, a ser coordenado pelo Vice Presidente da República, utilizando sua própria estrutura, e que terá por objetivo coordenar as diversas ações em cada ministério voltadas para a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia. – Dentre outras medidas determinadas pelo Presidente da República está também a criação de uma Força Nacional Ambiental, à semelhança da Força Nacional de Segurança Pública, voltada à proteção do meio ambiente da Amazônia”.

Informações sobre quantos e quais homens vão compor essa Força Nacional para a área ambiental, por exemplo, não foram detalhadas pelo mandatário brasileiro. Ele também não explicou de onde virão os recursos para viabilizar a sua operação.

Sobre a Força Nacional

A atuação da Força Nacional é realizada através de um pedido dos governadores ou, em casos pontuais, em apoio à Polícia Federal (PF), bem como a outros órgãos federais.

Ações de policiamento ostensivo, de combate a crimes ambientais, bloqueios em rodovias, ações de defesa civil em caso de desastres e catástrofes e ações de polícia judiciária e perícias, são alguns exemplos de atuação da tropa.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*