Neste fim de semana, são esperados ventos muito fortes no município. É o que indica o alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) encaminhado para a Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

O aviso ainda informa que, entre esta sexta-feira e sábado (9 e 10), há risco de chuvas intensas, com índices entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia, acompanhadas por ventos de 40 a 60 quilômetros por hora (km/h).

Para a tarde de sexta, estão previstas muitas nuvens, com pancadas de chuva isoladas e trovoadas, com temperaturas variando entre 25 graus Celsius (°C), com mínima de 30 °C de máxima, e umidade variando entre 60 e 90%.  No sábado, a temperatura mínima permanece, enquanto a máxima pode chegar a 33 °C, com umidade entre 40 e 90%, além de previsão de nuvens e chuvas isoladas.

De domingo a terça (11 a 13), a temperatura mais alta pode alcançar 32 °C, com umidade relativa do ar variando entre 50 e 95% (mínima e máxima, respectivamente). A intensidade dos ventos permanecerá entre fraca e moderada, com o sol entre nuvens e possibilidade de chuvas isoladas.

A Defesa Civil orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores devido ao leve risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar circular em ruas alagadas. Aqueles que moram em lugares de risco, como morros e populações ribeirinhas devem manter os documentos em locais de fácil acesso, para caso de evacuação emergencial.

De acordo com a classificação do Inmet, sobre as cores dos alertas, o amarelo tem severidade de risco moderado, e se refere a aviso de observação, pois eventos meteorológicos, com potencial de tornar-se perigoso, podem acontecer nas próximas 120 horas, ou seja, nos próximos cinco dias. Desta forma, é necessário se manter muito vigilante e informar-se regularmente sobre as condições previstas do clima, sobre os riscos que possam ser inevitáveis, e seguir os conselhos das autoridades competentes.

Para outras informações, e em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelos números (71) 3622-7799, 3622-7755, ou (71) 99981-3641. Este último, exclusivamente por mensagem de texto via WhatsApp, além dos perfis do órgão nas redes sociais Instagram e Facebook. O Corpo de Bombeiros também está disponível para atendimento pelo número 193.

 

LEIA TAMBÉM: 

Mais de 30 pacientes aguardam pela Regulação Estadual em Camaçari

As unidades de urgência e emergência de Camaçari enfrentam uma situação preocupante, com uma lotação significativa de pacientes aguardando a Regulação Estadual para transferência a hospitais de referência.

A sobrecarga tem impactado diretamente no atendimento aos novos pacientes que chegam diariamente, já que as equipes municipais precisam direcionar grande parte de seus esforços aos internados.

A UPA da Gleba A é a que apresenta o quadro mais crítico, com 19 pacientes internados à espera da regulação estadual. Destes, sete pacientes já aguardam há mais de 10 dias por transferência, destacando-se uma internada há 25 dias nessa espera angustiante.

A situação não é diferente nas demais unidades de urgência e emergência da Sede e Costa de Camaçari. Na UPA de Arembepe, seis pacientes aguardam transferência, enquanto no PA Artur Sampaio e no PA Monte Gordo, há três pacientes em cada unidade esperando pela regulação estadual.

A UPA Pediátrica também enfrenta um caso de paciente aguardando transferência.

 

 

0 0 votos
Article Rating