Ainda é verão e a estação convida a todos para um bom banho de sol. Mas é preciso alguns cuidados com a pele, um dos órgãos do corpo mais expostos aos raios solares e aos seus efeitos negativos.

Mas, diferentemente do que muitos acreditam, o sol não é só malefícios. Ele é muito importante para o organismo, especialmente em relação às vitaminas A e D, cuja absorção depende da contribuição do astro-rei.

O problema surge quando o sol é aproveitado de forma indevida, seja nos horários cujos raios ultravioleta incidem de forma mais efetiva sobre a pele, seja pela falta de proteção, como o uso do filtro solar.

"O sol é conveniente às pessoas, inclusive eu oriento a se tomar sol em determinados horários.O que tem que se ter é cuidados especiais", disse o dermatologista e secretário de saúde de Camaçari, Dr. Vital Sampaio.

Foto: Divulgação.Vital Sampaio, dermatologista

O doutor enumerou alguns cuidados básicos, como usar protetor solar, não ficar o tempo todo exposto ao sol, principalmente quem tem pele muito clara. Além disto ele orienta sobre o uso correto do filtro: deve-se aplicá-lo 20 minutos antes da exposição e reaplicá-lo após o banho.

"Tecnicamente o horário melhor é o da manhã, logo cedo, até no máximo às 10h e depois das 15h", diz Vital.

O médico falou ainda sobre os riscos da automedicação nos casos de doença de pele. "Isto é perigosíssimo. Nós temos uma gama de medicamentos, cremes e pomadas, que são usados como água. É um risco muito grande. Se for uma virose, ou um câncer de pele, em vez de melhorar vai se alastrar. E quando chega no médico já complica. Mascara o quadro. Não se deve fazer o uso. Às vezes as pessoas usam inadvertidamente, inadequadamente; passa na hora, dá aquela melhorada, mas depois vem muito pior", alertou Vital.

Por Rafaela Pio.