Dois homens, que estavam em um carro de passeio trafegando pelo Km-429, na BR-116, foram presos, na manhã desta quarta-feira (23). Policiais rodoviários federais faziam fiscalização de combate à criminalidade em frente a unidade operacional de Feira de Santana, quando deram ordem de parada ao veículo. Durante a abordagem, os agentes identificaram a presença de 650 aves silvestres da espécie conhecida popularmente como canário-da-terra. Um dos animais já foi encontrado morto.
Todos os pássaros estavam aprisionados e amontoados em pequenas gaiolas, em ambiente escuro e sem ventilação, o que caracterizava maus tratos. As aves saíram de Goiânia (GO) e seriam levadas para a cidade baiana de Paulo Afonso, em um percurso de quase 2 mil quilômetros.
O motorista assumiu a responsabilidade pelo transporte ilegal dos animais e que receberia R$ 2 mil quando entregasse os animais no local de destino. De acordo com a PRF, esta é a maior ocorrência do ano na Bahia. Em 2021, foram resgatados mais de 3 mil animais silvestres durante fiscalizações nas rodovias.