O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (UB), assinou na manhã desta quarta-feira (12), a regularização da ‘Zona Azul’, que começará a ser implementada ainda em julho deste ano.

A Zona Azul é o sistema de estacionamento rotativo adotado nas ruas e avenidas por todo país. As vagas são sinalizadas e demarcadas pelo órgão de trânsito de cada cidade e o estacionamento tem regras específicas dependendo da região, dia e horário.

Em Camaçari, a implementação e utilização da Zona Azul é amparada na Lei Municipal nº 305, de 13 de julho de 1994, que diz:

Art. 2º A exploração e operação dos estacionamentos, integrantes do sistema, instituído por esta Lei, caberá à Superintendência de Trânsito e Transporte Público – STT, que poderá transferir a terceiro, mediante concessão, permissão de uso ou convênio a operação e exploração do sistema de estacionamentos de que trata esta Lei. (Redação dada pela Lei nº 1083/2010)

(…)

Art. 4º A utilização dos estacionamentos ZONAS AZUIS será permitida mediante o pagamento de tarifa a ser fixada pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público – STT. (Redação dada pela Lei nº 1083/2010)

O superintendente da STT, Hélder Almeida, já havia dito em entrevista ainda que a implementação da Zona Azul em Camaçari era uma das suas prioridades. Segundo ele, a medida vai trazer ordenamento para o trânsito e favorecer o comércio da cidade. “A zona azul favorece o comércio, porque você tem a rotatividade. Hoje as pessoas acabam preferindo ir a shoppings, que têm estacionamento fácil”, reforçou.

Além disso, o prefeito assinou outros projetos de Lei voltados para o funcionamento do novo transporte, como a alteração do conselho e a contração de orientadores de trânsito.

Gabriel Felipe

4.5 4 votos
Article Rating