O prefeito Elinaldo Araújo recebeu representantes de dois centros universitários interessados em implantar o curso de Medicina, em Camaçari. Os encontros ocorreram nesta sexta-feira (10), no gabinete do gestor, em momentos distintos onde cada instituição apresentou sua proposta de implantação e de parceria com o município.
A primeira reunião aconteceu com os representantes da UniFamec, centro universitário que está em Camaçari desde 1998. De acordo com Vinícius Moreira, diretor administrativo da instituição, o projeto está
“na fase final do processo de avaliação do MEC [Ministério da Educação] para aprovação do nosso pedido. Ainda neste mês de novembro receberemos a equipe técnica do MEC para avaliação da estrutura do nosso centro universitário e do campo profissional, onde os estudantes de medicina estagiarão. Após essa visita aguardaremos apenas da aprovação do órgão para lançar o edital do vestibular, se possível ainda em 2024”.
Logo após, o prefeito recebeu o coordenador médico da Universidade de Vila Velha (UVV), Pedro Herbert Onofre, que apresentou o projeto de implantar em Camaçari, o curso de medicina com a metodologia já aplicada no campus de Vila Velha-ES que recebeu, este ano, o prêmio como único curso da América do Sul cinco estrelas, pela QS World University Rankings 2023.
“Essa metodologia seria moldada à realidade de saúde da população e do município, sempre com foco na saúde da família, formando profissionais médicos para atuarem no SUS [Sistema Único de Saúde], elevando a qualidade do serviço”, explicou Onofre.
Para o gestor do Executivo, o interesse das duas universidades em implantarem o curso de medicina em Camaçari só comprova a importância da cidade no cenário regional.
“Isso mostra que estamos crescendo e preparando Camaçari para mais avanços. Ninguém se interessaria em implantar um curso como este, em uma cidade sem infraestrutura. O que posso dizer é que a prefeitura está à disposição para ajudar no que for necessário para que o curso de medicina em Camaçari se torne uma realidade”, afirmou Elinaldo.
Presente na reunião, o secretário da Saúde, Elias Natan, ressaltou o quanto a implantação do curso de medicina ajudaria a cidade. “Temos uma das maiores redes públicas de saúde da Bahia em termos de estruturas e serviços oferecidos. Um curso como este em nossa cidade capacitará novos profissionais, que já estagiariam em nossa própria rede, para atender nossa população. Isso é perfeito”.
Também participaram da reunião a secretária da Educação, Neurilene Martins, o vereador Júnior Borges (UB), o subsecretário da Saúde, Luiz Duplat, a diretora de Planejamento da Sesau, Tamy Fonseca, o coordenador do curso de Medicina da UniFamec, Dr. Nilton Ribeiro da Cruz, e a diretora de Planejamento da UniFamec, Vanessa Santos Moreira.
Roque faz uma matéria sobre os 120 milhões que Elinaldo queria dá pra uma empresa de internet. Kkkk ah vc não pode fazer esse tipo de matéria né?