Em Vitória da Conquista, a abertura de bares e restaurantes que estava programada para ocorrer na segunda-feira (15), foi adiada pela gestão municipal para a próxima semana. A decisão aconteceu no último domingo (14), durante uma reunião do Comitê de Representação Civil e Institucional, realizada com a presença do Comitê de Gestão de Crise do município e representantes das entidades da sociedade civil, como o Ministério Público do Estado (MP-BA).
Para oficializar o adiamento da permissão para abertura de bares e restaurantes, a prefeitura de Vitória da Conquista publicou, na manhã de ontem (15), um decreto que revoga o antigo calendário e, com isso, modifica o planejamento de relaxamento do comércio no município.
Inicialmente, as fases de retomada de operação de estabelecimentos estava definida da seguinte forma:
-1ª fase: 01/06/2020 – Lojas de roupas, cama, meda e banho, artigos esportivos, atividades do lar, calçados, bolsas, acessórios, tecidos, armarinhos, cosméticos, perfumarias, joalherias e bijuterias.
-2ª fase: 08/06/2020 – Salões de Beleza, Barbearias e outras atividades de tratamento de beleza; tabacaria; floriculturas; bancas de jornal e revistas; comércio de animais vivos.
-3ª fase – 15/06/2020 – Bares e Restaurantes (exceção de Self-service).
-4ªfase – 22/06/2020 – Academias.
-5ª fase – Indeterminado – Escolas, templos religiosos, cinema, teatros, casas de show, eventos.
Agora, com o novo decreto, o intervalo entra na fase 2, que foi implementada no dia 8 de junho, e a fase 3, que deve acontecer em 15 dias. Assim, a terceira etapa do calendário só poderá entrar em vigor a partir do próximo dia 22, caso os dados epidemiológicos do município, com relação ao novo coronavírus (Covid-19), indiquem controle nas taxas de ocupação de leitos e de infecções. O protocolo para funcionamento de bares e restaurantes será divulgado na quarta-feira (17).
A nova medida também modifica a data de implementação da fase 4 do cronograma, inicialmente divulgado pela prefeitura. A abertura de academias de ginástica,de iníico, estava prevista para o dia 22 e passa a ser permitida somente no dia 6 de julho.
“Nosso protocolo e todas as ações da prefeitura são precavidas e buscam ser tomadas diante da visualização de um cenário, sempre buscando priorizar manter os números dentro do controle, desde a taxa de ocupação de leitos até a taxa de propagação. Houve aumento no número de casos ativos no nosso município, que não é parâmetro para tomada de decisão, mas é um número monitorado pela Secretaria de Saúde”, pontuou Kairan Rocha, coordenador do Comitê Gestor de Crise.
“Além disso, os reflexos de reabertura só são sentidos na outra semana. Então, como nós reabrimos a primeira fase, sentimos um reflexo na semana passada, os números continuaram favoráveis, abrimos a segunda fase. Essa fase só sentiremos reflexos nessa semana. Como segmentos da terceira fase são segmentos com protocolos mais maleáveis, como a dispensa da utilização da máscara de proteção de bares e restaurantes, nós preferimos, em uma atitude mais precavida, adiar e, a partir de agora, dilatar ou aumentar o prazo entre as fases. As fases agora terão prazo de 15 dias da abertura da terceira para abertura da quarta fase”, completou.
Ademais, além de alterar a programação das próximas fases da flexibilização do comércio em Vitória da Conquista, a prefeitura também alterou a dinâmica de funcionamento de alguns estabelecimentos que já estavam com as portas abertas.
Pelo novo decreto, as lojas de armarinho e tecidos vão funcionar em turno oposto ao que estavam e passam a integrar o grupo dos eletrodomésticos (segunda, quarta e sexta à tarde; terça e quinta pela manhã).
Também houve alterações em relação ao funcionamento dos templos religiosos, que estava previsto para acontecer apenas na quinta fase, mas foi antecipado.
Já a operação dos shoppings, também foi afetada. Antes com previsão de abrir apenas em dias de semana, os shoppings agora podem abrir as portas entre terça-feira e domingo, das 12h às 20h. Neste último caso, as praças de alimentação não estão autorizadas a funcionar.
Casos
Conforme o boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), divulgado na segunda-feira (15), Vitória da Conquista já soma 359 casos confirmados do novo coronavírus e -5 vítimas em decorrência da doença.
Nos dados do município, dos 64 leitos clínicos disponíveis para pacientes graves infectados pela Covid-19, 08 estão ocupados, o que indica uma taxa de ocupação de 12.5%.
Com relação aos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), dos 50 disponíveis, 28 estão ocupados, o que reflete em uma taxa de ocupação de 56%.