O novo prazo de inscrição para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 termina às 23h59 desta quarta-feira (27). A prorrogação do processo foi definida durante a semana passada pelo Ministério da Educação (MEC), após apelo do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), por conta dos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com relação as datas da prova, elas ainda seguem indefinidas e deverão ser escolhidas em uma enquete com os participantes a partir do próximo mês.

Para realizar a inscrição, o candidato precisa acessar a página do participante. Clique aqui.

Os organizadores alertam que é necessário ficar atento para o pagamento da taxa de inscrição; ele não foi estendido: o boleto de R$ 85 deve ser pago até a quinta-feira (28), em agências bancárias, casas lotéricas, correios ou pela Internet.

Sem a efetivação do pagamento da taxa, a inscrição não será validada. Lembrando que, aqueles estudantes que tiveram a isenção do valor também devem se inscrever no Enem.

Na presente data, também se encerram os prazos para quem vai: solicitar atendimento especializado do Enem impresso ou alterar dados cadastrais, município de provas, e opção de língua estrangeira.

Problemas

Ao longo da semana passada, alguns candidatos ressaltaram transtornos  durante o processo de inscrição do exame. Entre os problemas destacados, estavam tela travada em uma das etapas; a foto não era carregada; o boleto bancário não era gerado, entre outros.

O desempenho no Enem é critério para concorrer a uma vaga nas universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Além deste sistema, algumas instituições – inclusive universidades de Portugal – usam a nota em uma das etapas seletivas do vestibular.

Cronograma

-Prazo de inscrição: 27 de maio

-Pagamento da taxa: 28 de maio

-Provas: datas indefinidas

Data da prova

Semana passada, mais especificamente na quarta-feira (20), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela prova, bem como o MEC, informaram que a data do exame, marcada inicialmente para novembro, será estendida “de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais”.

A nova data será escolhida pelos candidatos, por meio de uma enquete na Página do Participante.

A decisão foi adotada depois que o governo enfrentou uma sequência de questionamentos judicias que cobravam o adiamento da prova, ressaltando os efeitos da pandemia da Covid-19, que, inclusive, levaram escolas a suspender as aulas presenciais.

0 0 votos
Article Rating