Na manhã desta terça-feira, 19 de janeiro de 2021, a enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos de idade, se tornou a primeira pessoa vacinada contra o novo coronavírus (Covid-19) na Bahia. Ela trabalha no Hospital Couto Maia, na linha de frente no combate à pandemia.
A dose do imunizante, a CoronaVac (vacina chinesa desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan), foi aplicada pelo secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas.
Na noite da segunda-feira (18/1), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) havia informado que a primeira vacinada seria uma idosa que reside no Centro de Geriatria e Gerontologia das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). No entanto, após alteração na ordem, Lícia Pereira Santos, de 83 anos, foi a segunda a receber a dose do imunizante.
A cerimônia simbólica que marcou o início da vacinação ocorreu sob os olhos da imagem de Santa Dulce dos Pobres, no Santuário das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), situado em Salvador.
O ato foi acompanhado pelo governador da Bahia Rui Costa (PT), pelo prefeito da capital, Bruno Reis (DEM), e pelos secretários de Saúde do município (Léo Prates) e do estado (Fábio Vilas-Boas).
Ademais, no ato, ainda foram vacinados a indígena Deisiane e o médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Enderson Barbosa.