A estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), em Camaçari, e moradora da cidade vizinha, Dias d’Ávila, Jhudy dos Santos Souza, de 18 anos, está entre os 50 adolescentes de todo Brasil, que foram classificados para o Programa Jovens Embaixadores (JE), e vai ser uma das representantes da Bahia.
A iniciativa, da Embaixada dos Estados Unidos com parceria da Embaixada Brasileira, leva alunos da rede pública, com idades de 15 a 18 anos, do nível médio, para um intercâmbio nos Estados Unidos.
Entre os critérios da participação é o envolvimento em causas sociais, e de Jhudy é o Globalizando: Uma organização sem fins lucrativos que promove o ensino de idiomas gratuito, inovador e acessível em todo o Brasil, conectar voluntários não monolíngues com brasileiros de baixa renda para trabalharem juntos não apenas no idioma, mas também nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e na diversidade cultural.
Toda a viagem e necessidades dos jovens são custeadas pela Embaixada. “Os jovens escolhidos podem conhecer os Estados Unidos e ter a experiência de intercâmbio por três semanas”.
“Depois disso, cada jovem volta para sua casa com o objetivo de continuar se engajando em suas causas, com seus projetos”, disse a jovem estudante ao Bahia no Ar.