A fábrica da empresa chinesa Goldwind, focada na produção de aerogeradores, foi inaugurada na manhã desta terça-feira (26) em Camaçari. A cerimônia contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, do presidente da companhia, Cao Zhigang, dentre outras autoridades.

Ela ficará nas antigas antigas instalações da General Eletric (GE) e visa produzir anualmente 150 equipamentos de grande porte, utilizados para o sistema de energia renovável – a exemplo da eólica, por meio da força dos ventos. Além disso, a Goldwind espera gerar 120 empregos diretos com a nova empreitada, além de centenas por via indireta.

A escolha da empresa em montar uma fábrica em Camaçari foi tomada após uma longa ‘disputa’ entre os governos baiano e cearense. A gestão chinesa, no entanto, acabou preferindo a primeira após Jerônimo demonstrar melhores incentivos em comparação com o outro estado nordestino.

A ideia é que a produção seja exportada para outros estados e também para demais países, podendo transformar a região como um polo de indústria verde, como é chamado este setor de inovação. “A Goldwind não apenas reforça nosso compromisso com a sustentabilidade, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico local“, disse o governador nas redes sociais.

0 0 votos
Article Rating